sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A influência da religião na dieta alimentar

Muitas religiões contêm regras alimentícias que visam preservar a saúde do ser humano, a vida dos animais e, principalmente, manter o equilíbrio entre o corpo e a alma, uma vez que para muitos religiosos existe uma relação entre o tipo de alimento que são consumidos e o estado de refinamento espiritual. Por isso, a dieta vegetariana é aconselhada em algumas religiões.
No judaísmo, existe um código alimentar chamado de “lei de casher”. Esta lei permite que sejam consumidos apenas animais ruminantes, como por exemplo: vacas, carneiros e cabras, mas nunca animais com extintos agressivos. Porém, são exigidos certos cuidados, pois é necessário que haja uma reflexão prévia e uma preparação adequada da carne vermelha, como o modo que os animais devem ser abatidos e cozidos. Para uma carne ser considerada casher, o animal deve ser sacrificado com apenas um golpe para minimizar o seu sofrimento e após o abate algumas veias e partes do seu corpo são removidas e o sangue é totalmente drenado. Segundo as regras judaicas é proibido o consumo de carne de porco, répteis, frutos do mar (ostras, camarões, lagosta) não são permitidos.
Na religião muçulmana, as regras alimentares seguem as normas do Halal, que significa tudo que é permitido por Alá, o único Deus da bíblia segundo o islamismo. A dieta mulçumana é similar a judia, tanto que os muçulmanos podem consumir alimentos casher caso não encontrem alimentos halal. Inclusive, o consumo de carne de porco também não é permitido
Para os Hindus, a alimentação está inteiramente ligada à religião. Os animais são considerados sagrados e, por isso, suas vidas não devem ser destruídas de forma violenta. Entretanto, a ingestão de animais bovinos é proibida. Os praticantes do hinduísmo acreditam que o gado é mais útil vivo e, conseqüentemente, optam pela dieta vegetariana.
O vegetarianismo é totalmente incentivado no budismo apesar de o consumo de carne e peixe serem permitidos. Porém, os budistas afirmam que o ser humano deve comer apenas o suficiente para seu sustento e deve-se evitar alguns tipos de carne como de elefantes, cavalos, cachorros, hienas. A explicação dada para se evitar esses tipos de carne é que alguns animais atacam pessoas quando cheiram a carne morta de sua própria espécie.