sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sobre o vegetarianismo

Segundo a União vegetariana Internacional (IVU), organização fundada em 1908 com o propósito de promover a espanção de sua filosofia alimentar para todo o mundo, o vegetarinismo é a prática de não comer carne branca ou vermelha, bem como seus derivados. Aqueles que se denominam vegetarianos alimentam-se, basicamente, de vegetais. O termo vegetal é utilizado para definir o reino inteiro das plantas.
Alguns vegetarianos estritos excluem todo e qualquer tipo de alimento de origem animal, bem como, laticínios e ovos. Há também os ultrareciclovegetarianos, que não comem nada industrializado. Os ovolactovegetarianos, que consomem ovos e leite, os lactovegetarianos, que só consomem leite, os ovovegetarianos, ovos, e os frugivoristas, que se alimentam apenas de frutas em geral. Outro tipo de vegetarianismo, este mais radical, é o grupo dos veganos, que são pessoas que além de excluírem todos os produtos alimentícios também não consumem cosméticos, vestuário e calçado, entre outros que são de origem animal.
Atualmente surgiu um outro tipo de vegetarianismo, o grupo dos flexitarianos. Trata-se de pessoas que privilegiam a dieta alimentar com vegetais, porém, fazem algumas concessões com relação a ingestão de carne branca e, às vezes, até vermelha. Um exemplo de vegetarianos flexíveis são aqueles que ao jatarem na casa de amigos não fazem questão de pedirem um prato vegetariano e se adequam ao cardápio do anfitrião. Em alguns países os flexitarianos podem ser denominados de semi-vegetarianos e sua dieta alimentar é chamada de a nova alimentaçao verde.
Embora muitos sigam o vegetarianismo por motivos éticos, religiosos, nutricionais ou ecológicos, é preciso resaltar que a dieta vegetariana deve variar de acordo com cada pessoa, recomenda-se que esta seja exclusiva. Pois é necessário considerar alguns fatores físico-fisiológicos como idade, sexo, clima, atividade, corpo, que podem mudar de pessoa para pessoa de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento evolutivo.